Vimos por meio desta Web Quest a importância do motivo na criação musical, pois ele é praticamente o material principal das composições que o utilizam como processo de estruturação frasal. Com este mistério podemos entender como um motivo inspirou Beethoven a criar toda sua 5a Sinfonia baseado em um motivo de quatro notas que se estende por toda a obra.
Com as investigações entendemos que a intenção do autor foi magnífica, pois usou o "ponto crucial da vida", ou seja, "o destino", personificando-o em forma de motivo e que, representando a sua contundência na vida humana, as quatro notas estão carregadas de pesar, de "obrigação", é, segunda a lenda que chegou até nós, "o destino batendo em nossa porta", mas Beethoven, como "bom filho" do iluminismo transforma o motivo , "o destino", em reflexão, otimismo, glorificação e triunfo (os 4 movimentos), querendo nos dizer (à Humanidade), que podemos mudar o destino pesaroso sobre aquele que ele quer subjugar.
Ao apreciar a obra, tivemos contato com outras obras do compositor, deixando aberta a porta e novas possibilidades para audições e investigações deste e de outros compositores do período.
Na atividade aprendemos a lidar com e criar nossos próprios motivos musicais, esses que foram base de nossa composição à duas vozes e de nossa expressão, logo, houve ambiguidade no uso do título desta lição, ou seja, "um motivo musical e um motivo expressivo".
Todo este processo nos capacitou e provou que somos capazes de, como Beethoven, olhar para vida e entendê-la como o maior presente e a maior oportunidade que temos, além do prazer de poder expressá-la com nossos pares. Nas palavras de Schiller:
Abracem-se milhões!
Enviem este beijo para todo o mundo!
Irmãos, além do céu estrelado
Mora um Pai Amado.
Milhões, vocês estão ajoelhados diante Dele?
Mundo, você percebe seu Criador?
Procure-o mais acima do Céu estrelado!
Sobre as estrelas onde Ele mora!
Mas quem foi Schiller? Onde, por que e por quem foram usadas suas palavras?