Primeiramente vocês devem adotar um nome para o grupo e formá-lo com 4 ou 5 pessoas e escolher seu líder.
Feito isso acessar os links da seção "MOTIVO MUSICAL" para investigar o que é motivo musical. Vocês devem interagir uns com os outros para compreender o que é o motivo musical, sempre tirando dúvidas com o professor. Não se esqueça de tomar nota das descobertas para futuras consultas.
Agora, ir até a indicação na seção "PARTITURA" e encontrar a melodia da 5ª sinfonia de Beethoven I mov. e baixar o arquivo PDF reservando como referência. Se houver impressoras, imprimir a referência para consulta.
Agora vocês farão a audição seguindo os links da seção "AUDIÇÃO" (vídeo/partitura ou com orquestra) do I movimento da 5ª sinfonia de Beethoven. Vocês poderão visualizar os motivos, ouvi-los e entendê-los usando o MUSICOGRAMA. Agora é hora de trocar brevemente impressões sobre a obra ouvida.
Finalmente, vocês devem se revezar-se ou dividir-se transcrever os primeiros 62 compassos da melodia principal (tema) da 5ª sinfonia de Beethoven I mov. usando software MuseScore. Nesta parte, um aluno pode ficar responsável por ler as instruções aqui apresentadas. Abram o programa e, no menu ARQUIVO coloquem NOVO. Escolham o instrumento em CORDAS FRICCIONADAS, escolham VIOLINS (section), dar um duplo clic e apertar PRÓXIMO. Inserir as informações de ARMADURA DE CLAVE, FÓRMULA DE COMPASSO, ANDAMENTO e o número de compassos que serão usados (usar a referência para adquirir essas informações. A indicação de andamento pode ser consultada no vídeo/partitura). Agora, inserir o título AULA MOTIVO MUSICAL, 5ª SINFONIA. No subtítulo insira o nome dos alunos e suas séries e números. Em compositor insira o nome completo de Beethoven. Em LETRISTA insira o nome do grupo como responsável pela transcrição. Em DIREITOS AUTORAIS escreva "Obra em Domínio Público", acabado esse processo apertem em CONCLUÍDO. Iniciar a transcrição. Nesse momento vocês poderão se revezar na inserção das notas e trocar informações sobre os comandos do MuseScore. Não se esqueçam dos sinais expressivos e marcações importantes.
Depois que vocês finalizarem a tarefa, marquem no programa MuseScore as aparições da "motivo" da melodia transcrita. Para isso usem a PALETA e na ferramenta TEXTO insira B1, clique sobre ele para editá-lo e escrever "motivo". Após a finalização da partitura enviem-na para o meu e-mail wagnergoncalves@scseduca.com.br
Nesta aula, vocês vão criar, de maneira colaborativa, motivos musicais no MuseScore. Para isso, abram o programa e, no menu ARQUIVO coloquem NOVO. Como a composição será à duas vozes, escolham o instrumentos e apertar PRÓXIMO. Inserir as informações de ARMADURA DE CLAVE, FÓRMULA DE COMPASSO, ANDAMENTO. A composição deverá ter de 24 a 32 compassos.
Agora, inserir o nome do grupo como título. No subtítulo insira o nome AULA MOTIVO MUSICAL. Em compositor insira o nome completo de vocês. Em LETRISTA insira o nome da escola. Em DIREITOS AUTORAIS escreva "Todos os direitos reservados a (nome do grupo), 2023", acabado esse processo apertem em CONCLUÍDO. Usar a técnica de "copiar/colar", ou outra maneira de organização dos motivos, para a criação de uma pequena música motívica a duas vozes livres. Nesta etapa é importante trocarem conhecimentos e dialogarem para a criação da composição. Não se esqueçam de usar elementos expressivos para incrementar a composição, para encontrá-los basta visitar PALETA.
Finalizada a composição, imprimir a partitura da composição para a execução com os instrumentos digitais (o REAL PIANO no tablet, ou PIANO VIRTUAL via link) ou físicos, ou com as vozes de vocês.
Para iniciar essa aula vocês vão retomar o mistério jogando o DOODLE. Acessem o link e se divirtam. O objetivo do jogo é montar a partitura de forma correta. São apresentadas quatro músicas de Beethoven, nessa ordem: Tema 5a sinfonia; Tema For Elise; Adagio da Sonata ao Luar e o tema final "Ode a Alegria" da 9ª sinfonia. Acessem os links na seção MÚSICAS para ouvir as outra músicas se ainda não a conhecerem.
Agora é hora de reunir o grupo para desvendar o Grande Mistério.
Acessar os links da seção MISTÉRIO para compreender e descobrir o porquê de a 5ª sinfonia de Beethoven ser chamada de “sinfonia do destino” e qual relação há entre esse epíteto e o motivo principal de quatro notas. Leiam e troquem ideias sobre isso.
Depois de entrarem em acordo, vocês criarão um texto argumentativo, ou roteiro, que poderão transformá-lo em slides, para explicar o mistério. Na sequência preparar uma apresentação com a resolução do mistério e concluir o trabalho. Nesta etapa, vocês poderão pedir ajuda ao professor de Língua Portuguesa se necessário. O texto final deverá ser enviado para meu e-mail.
O último passo, é fazer individualmente sua autoavaliação.
Obs: As apresentações farão parte das próximas aulas.